terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Big Brother Antártida


.
fonte: Folha online, 29/01/2008 - imagem daqui
.
A idéia inicial era fazer o primeiro Big Brother Antártida. Trazer políticos parecia interessante, porém, após dois dias, não receberam qualquer telefonema para que algum candidato fosse eliminado, apenas queixas de pinguins assaltados.
.


Futuro amor


.
fonte: El Clarín, Buenos Aires, 29/01/2008
.
Pela fresta da porta de seu quarto, o menino assiste a cena. Seu pai espanca sua mãe, gritos contidos, talvez para que ele não os ouça. Com uma expressão que lhe assusta, ele a castiga com socos, chutes e palavrões.
Fecha a porta e reflete: onde encontrará uma mulher que o deixe fazer aquilo?
.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Outra versão


.
fonte: Revista Veja-on-line, 25/01/2008
.
Bem cedo soube que aquele corpo não era seu: devia ter nascido homem. Erro da Natureza, tanto fisiológica como geograficamente. Corpo errado, país errado. Teve que casar, mas conseguiu matar o marido. Agora vive assim, mendiga comida, veste-se de mulher. É o tipo de liberdade que lhe coube no mundo.
.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sorrateiro por demais


fonte: CNN, 24/01/2008
.
Na final do campeonato de futebol, o homem entrou em campo com uma pá, cavou por toda parte, roubou o gramado inteiro e ninguém no estádio viu.
.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Pós-guerra sem fim


.
fonte: NY times, 23/01/2008
.
O médico vê desanimado a horda de famintos. Ao chegar ao Congo esperava por um país pós-guerra. Agora entende que é outro tipo de conflito que mutila esse continente. É uma batalha que não acaba e a miséria de muitos é alicerce do poder de poucos. Como em todo lugar, mas numa escala horripilante.
.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Sem sonhos


.
fonte: El Pais, Espanha, 22/01/2008
.
Cai a noite e com ela bombas. Nas sombras, riscos de luz procuram corpos a mutilar.
Em seu mísero travesseiro a criança procura no sonho a fuga, mas o que encontra é o pesadelo de não saber se vai acordar.
.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Frieza


.
fonte: the Guardian, Inglaterra, 17/01/2008
.
Das cinquenta carcaças de baleias expoliadas do mar gelado naquele navio gigante, uma chamava a atenção. Do estômago aberto surgiu uma garrafa que guardava um segredo. Boiando no sangue, um bilhete em letra infantil pedia: Save the whales!
.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pedaços


.
.
fonte: BBC Brasil, 16/01/2008
.
A explosão ainda ecoava em sua mente. Como se não fosse dela, via a perna rodopiando no ar e caindo adiante. Lembrava-se do frio surdo que se seguiu, da correria de todos e sua paralisia.
Agora, aplausos... Restava ainda a coragem do próximo passo, diante do medo enterrado ameaçando explodir.
.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Vida de traficante


.
fonte: Zero Hora, 15/01/2008
.
Não era fácil ser traficante. Em primeiro lugar, não poderia consumir sua mercadoria; em segundo, as gorjetas à polícia para manter-se na ativa; depois, convencer menores a largar cola e maconha para consumir crack... Se não bastasse, ainda havia avós desalmadas acorrentando a clientela.
.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Lições democráticas


.
fonte: El Pais, Espanha, 14/01/2008
.
O presidente assiste o jornal. A notícia de engodo, o alerta em cartazes... Não teve dúvidas. Chamou o assessor e ordenou:
- Veja que fraude é essa! Sempre é hora de aprender mais - declarou com mão no queixo forçando ar de inteligência.
.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Lágrimas libertas


.
fonte: El Universal, Venezuela, 11/01/2008
.
E ficou lá na entrada da selva. Fuzil na mão, lágrima nos olhos, viu as mulheres partirem do passado para o futuro. Voltou-se para o verde da mata e já era presente. Sua vida era um sonho que não acabava. Pensou em acordar-se antes de embrenhar-se nas sombras, mas só libertou lágrimas pelo caminho.
.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Brigando nos jardins do Senhor


.
Revista Istoé, 10/01/2008
.
Os meninos estavam brigando no quintal. Disputavam um brinquedo que os garotos ricos já nem se interessam mais. Não é que não tivesse mais brincadeiras por lá; na verdade havia muitas, mas se eles se matassem, poderiam voltar e quebrar o resto das flores sem que a velha mãe, Dona Onu se opusesse.
.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Peregrino


.
fonte: El Mundo, Espanha, 09/01/2008
.
Chora à beira da calçada. A passagem da procissão ao santo menino lhe faz lembrar as graças pretendidas, o esforço de peregrinações, promessas e dívidas divinas. Chora entre choros emocionados e acenos da multidão. Chora, porém, de raiva por ele não ter-lhe atendido.
.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Picolé no sol

.
fonte: NY times, 08/01/2008
.
A medida que o tempo passava sentia mais calor no verão e mais frio no inverno. Ao que lhe parecia, não era somente a ele que a sensação ocorria. Seu picolé derretia mais rápido, o sol queimava mais a sua pele também mais seca. De quê adiantaria protetor solar contra a inexorabilidade do tempo?
.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Acordar-se


.
.
fonte: Zero Hora, 07/01/2008
.
Ao acordar-se pela manhã, ainda tinha dúvidas: o que sonharia agora, depois de tantos anos?.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Prisão do tempo



.

DNA ajuda a libertar homem detido desde 1981 nos EUA

.

fonte: Portal G1, 04/01/2008

.

Os filhos que não teve o esperavam na saída da prisão. Com eles, a amada que não conheceu os levaria à casa que não construiu. Ao trabalho que não conseguiu não precisaria ir na segunda-feira. Visitaria, então, sua mãe, que era vó de quem não nasceu e recordaria em álbuns o tempo que não viveu.

.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Nudez




.
fonte: BBC Brasil, 02/01/2008
.
Ela quis ser fotografada. Ao ver a exposição pensou em seus medos, vergonhas e desejos. Quis ficar nua, liberar-se de preconceitos. Se houvesse na sala um cabide, penduraria ali o seu hábito.
.